© 2019 por SALOMÉ PAIS MATOS. Orgulhosamente criado com Wix.com

BIOGRAFIA

Salomé Pais Matos é uma harpista portuguesa multifacetada.

Iniciou os estudos de Harpa no Conservatório Nacional de Lisboa, tendo-os concluído sob a orientação da prof. Andreia Marques. Estudou Composição com Eurico Carrapatoso e Música Contemporânea com Clotilde Rosa.

Em 2010 prosseguiu os seus estudos no Conservatório Giuseppe Verdi, em Milão, onde obteve o Diploma accademico di IIº livello di alta formazione di Arpa - Indirizzo Solistico. Detém, também, o nível de Mestre em Ensino da Música, pela Escola Superior de Música de Lisboa.

 

Desde 2006, desenvolve um intenso trabalho na área da Música nas mais diversas formações e actividades. Participou nos Musicais, com Filipe La Féria e Nuno Feist, colabora no multi-instrumentalismo na Pageiart, projecto de Victor Gama. Realizou participações especiais no Festival de Banda Desenhada da Amadora, na Gala das Mulheres Empreendedoras Europa/África, no Festival da Canção. Desde 2015, que é convidada do Rio Harp Festival, no Rio de Janeiro.

 

Com uma carreira dinâmica, além dos inúmeros concertos, o seu trabalho regista várias gravações discográficas, estreias de obras, projectos multi-disciplinares, colaborações com vários artistas, compositores, coreógrafos e encenadores.

 

Gravou com diversos artistas e compositores, como John Psathas, Pedro Carneiro, Anne Victorino D’Almeida, Bastien Baumet. Em 2017 interpretou a obra, da compositora Mariana Vieira, que venceu o concurso de composição Música em Criação.

 

Actua regularmente com as orquestras de maior destaque nacional, como a Orquestra de Câmara Portuguesa, Lisbon Film Orchestra, Sinfónica Portuguesa, Gulbenkian, Metropolitana de Lisboa, Clássica do Sul, etc.

 

Tem igualmente um papel pedagógico no ensino da Música e na divulgação do seu instrumento. Participou em projectos como o “Música Pra Ti”, da Fábrica das Artes, ou “Sinfonix”, bem como com outros concertos pedagógicos.

 

Ao longo do seu percurso, leccionou em diversas escolas do país, tendo preparado vários alunos que ingressaram no ensino superior nacional e internacional. Distingue o seu estilo de ensino como exigente e motivador, com vista à excelência artística e ao entusiasmo puro pela Música. Actualmente é Professora de Harpa na Academia Musical dos Amigos das Crianças, na Academia dos Amadores de Música e na Academia de Música de Almada.